fevereiro 24, 2009

Volta do hiatus: a diferença entre os adolescentes que sabem fumar, os que não sabem, e os que não fumam.

Olá! Desculpem, mas a Escola Técnica estragou minha vida, então meu tempo que já era curto, diminuiu mais ainda. Vou começar falando da série que originou o nome do blog, Arquivo-X.

Tenho duas temporadas de Arquivo-X, a terceira e a quinta. Lembro que, quando eu tinha 8 anos, eu via a série pela Record e ficava as vezes olhando para o céu e imaginando aliens descendo e tomando conta de tudo. Ultimamente venho vendo muito a série e entre ontem e hoje vi cinco episódios: Os Japoneses, O Falso Alienígena, Revelações, A Guerra das Baratas e A Morte vem do Espaço (3x09 até 3x13). Os dois primeiros episódios fazem parte da história central da série, e foram magnificamente desenvolvidos. Enquanto A Guerra das Baratas mostrou um cenário de desespero de uma cidade que estava sendo atacada por baratas que de alguma forma matam, mostrou outra pequena cidade que se rebelou contra um suposto grupo satanista que estava matando adolescentes indefesos. A Morte vem do Espaço. Revelações seguiu a história que um menino que estava sendo perseguido por extremistas religiosos. Odeio o assunto insetos, mas o episódio das baratas foi ótimo e vimos Scully ficar com ciúme do relacionamento de Mulder com uma pesquisadora do Departamento de Agricultura. A Morte vem do Espaço pareceu para mim um daqueles horripilantes filmes de terror satanistas da década de 60 - como O Bebê de Rosemary o que fez o episódio entrar no grupo dos melhores episódios da série para mim. Outro assunto que eu adoro é a religião, assunto que o episódio Revelações explorou muito bem - com a fé de Scully sendo testada e tudo mais. Foi um bom episódio e foi equilibrado, não pendendo mais para nenhum lado.

Agora Skins. Após uma segunda temporada ótima mas não melhor que a primeira, vemos os dois primeiros episódios da série sendo mornos - o primeiro bom, mas nada comparado a geração antiga; e o segundo abaixo do razoável. Porém parece que a partir do terceiro episódio a série vai melhorando e melhorando - culminando no divertidíssimo porém dramático episódio Pandora. Vi o terceiro, o quarto e o quinto episódio ontem, e nenhum deles me desapontaram. No terceiro episódio, Thomas, aquele traficante irritante (similar aquele da primeira temporada, que quase estragou tudo) ainda está lá mas é excluído da trama em seu final. Nesse mesmo episódio o menino africano Thomas é introduzido, e logo fica maravilhado com o padrão de vida inglês e com Pandora - sim, a 'inútil' Pandora [como ela mesma se apresenta].
O episódio seguinte, Pandora, consegue ser muito divertido (com a mãe certinha de Pandora psicodélica porque Katie colocou cocaína nos familiares brownies) mas também resgata o drama da geração antiga que não era forçado, e sim parecia real. Vimos também que Pandora não é nada inútil, e sim um equilíbrio necessário para a série e para essa nova geração que padece tanto de carisma e de uma boa história por trás. Vimos mais também do talvez-casal Naomi e Emily, com Emily finalmente admitindo que é gay - mas será que os próximos episódios irão ser it's okay to be gay ou terá mais drama pela frente? Eu espero que venha mais drama pela frente. Effy, que sempre mantém aquela pose 'não ligo para ninguém só quero me divertir' mostrou que ela não é de gelo e confrontou Pandora no final do episódio porque sua amiga havia 'roubado' Cook dela. Pandora respondeu de um jeito que fez Effy perceber que Pandora sempre estava ali por ela e Effy nunca estava lá por ela.
No quinto episódio, uma coisa que eu já suspeitava se confirmou: Cook não tem nenhum, nenhum carisma. Ele nunca será como Tony que podia ser arrogante mas não era toda hora irritante. O quinto episódio foi sobre o galã da Malhação Freddie, que finalmente mostrou que ele não é um personagem certinho, irritante e irreal. Foi um episódio extremamente dramático e bem feito, com aquele humor irônico retornando a Skins - Sexxbomb?
Ressalto que o melhor de Skins é toda aquela coisa da liberdade que os personagens têm e desejam, e o fato de que apesar de algumas coisas serem visívelmente aumentadas para audiência, é uma série adolescente reconhecível. Nos últimos episódios aquele drama real e bem feito e aquele humor irônico e não-óbvio retornaram, para o bem de todos. Mas ainda há um grande abismo de qualidade entre a galera que sabia fumar e os que não sabem - e ainda por cima desperdiçam maconha!

Estreiou a nova temporada de Survivor, que agora está no... Brasil. Em Tocantins, pra ser mais exato. É tão engraçado ouvir Jeff falar Tocantins. Nessa temporada os produtores tomaram o cuidado de não escolherem pessoas tão chatas como na temporada passada - pessoas essas que acabaram ficando até o último tribal council. Ah, mas há uma old lady entre eles, que já provocou o primeiro blindside da temporada enganando muita gente - e ela é sim muito perigosa (ela está perto de conseguir imunidade). O jogo começou.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial