janeiro 14, 2009

2008 e 2009: Resoluções, Conclusões, e Pedidos

Sem cartões toscos de fim de ano feitos no photoshop. Reclamações nos comentários.

Não achei 2008 um ano bom na televisão americana (na brasileira também não, mas isso não é novidade). Na verdade, achei horrível. Estréias terríveis como a da tosquíssima-cúmulo-do-tosco Privileged (e, claro, 90120), tivemos o desgaste evidente de Ugly Betty (que está tendo uma temporada melhor que a passada, mas... Hm) e o resto também foi ruim. Só não foi tão terrível porque estreiou as ótimas True Blood e Terminator: The Sarah Connor Chronicles, uma ótima temporada do melhor reality-show de todos Survivor [:Micronesia] seguida por uma terrível [Survivor: Gabon], ótimas segundas temporadas como a de Skins (não, não decepcionou, mas é claro que a primeira foi melhor), a de Gossip Girl (apesar de Blair estar menos má, o que é um grande let down), e a da sempre diversão Torchwood. Terceiras temporadas maestrais como a das comédias 30 Rock e a de Old Christine. Aí vai umas listinhas, porque não estou no clima de escrever.

As 9 melhores temporadas de 2008

1. True Blood
Primeira Temporada

Apesar do começo fraco, o novo programa do genial criador de Six Feet Under só poderia ser uma coisa: brilhante. E ainda é sexy. E tem vampiros. E tem uma caipira de dentes separados. Hmmm. Vai ver todo esse êxtase em cima da série é pelo fato de que, além de ser do Ball, foi a única estréia realmente boa de 2008.

2. The New Adventures of Old Christine Terceira Temporada
Como assim, uma série de comédia na frente de 30 Rock? Mas a série estrelada pela ex-Seinfield Julia Louis-Dreyfus é extremamente engraçada e mostra que com o tempo, melhorou, e muito. Grande comédia. E um grande exemplo de uma série que merece muita badalação, e não recebeu praticamente nenhuma em 2008.

3. Survivor: Micronesia - Fans v. Favorites Décima Sexta Temporada
O quê? Um reality show? Sim. Survivor sempre foi, para mim, uma das melhores coisas da televisão. Enquanto os brasileiros vêem a tosquice do BBB, os americanos curtem Survivor, que é bem superior. Mas essa temporada foi especial, com dois grupos: um de favoritos, ex-participantes do programa que eram os favoritos entre os espectadores, e os fãs, que não perdiam um episódio e sabem tudo do reality. Hm, não podia ser melhor. Pena que seu sucessor foi a pior edição de Survivor.

4. Torchwood Segunda Temporada
A segunda temporada do spin-off de Doctor Who, Torchwood, começa com o reaparecimento do ex-namorado/amante de Jack. Anh? Não parece um sci-fi para mim. Mas é, um sci-fi extremamente divertido e com ótimas histórias para contar. E a Gwen, que me parece a integrante dos Beatles se eles tivessem uma integrante feminina. É um sci-fi sexy, é isso. Hmmmmmmmm.

5. Skins Segunda Temporada
Não tinha como a segunda temporada de Skins ser melhor que a primeira, que fez de mim um escravo da série. E não foi. Mas definitivamente não desapontou, e ao contrário de algumas séries, no segundo ano não virou lixo. A série ganhou um tom mais psicodélico, o que foi bem legal. E cada personagem de Skins me lembra muito algum amigo. Caramba. Mesmo com alguns esteriótipos, Skins é sim realista.

6. 30 Rock Terceira Temporada
Eu estou surpreso por ter colocado 30 Rock nessa posição. Continua genial, continua me dando dor de tanto rir, continua me fazendo cair do sofá. E me surpreende por ter continuado intacta desde a primeira temporada, e ainda por cima, melhorando... Tá vai, alguma coisa tá errada.

7. Weeds Quarta Temporada
Uma série que mistura maconha e subúrbio tem que ser ótima. E Weeds é ótima. E a série vem se mantendo assim desde sua primeira temporada, e infelizmente eu só descobri mais uma dessas jóias do Showtime em sua quarta temporada. Shane, ainda anda se masturbando com fotos da Nancy?

8. Desperate Housewives Quinta Temporada
...Não está sendo uma ótima temporada, se comparada as duas primeiras. Mas está bem melhor que as duas anteriores, então eu estou feliz. Apesar da historinha chata do Dave e o draminha soap-opera da Lynette, tá tudo ótimo. Ainda temos Gaby and Carlos, Bree tentando ser uma melhor mãe, e Susan com o Brian Kinney.

9. Gossip Girl Segunda Temporada
Your one and only source into the scandolous lives of Manhattan's elite. É isso que Gossip Girl é: uma série sobre fofoca, sobre uma vida de luxo, sobre uma vida de sexo, sobre adolescentes que estão quase na universidade e podem fazer o que quiserem mas as vezes agem como se tivessem 13 anos. E a segunda temporada mostra isso direitinho, mas de um jeito mais maduro que a primeira. E Serena e Dan continuam irritantes como sempre... Consertem isso. Eu quero diversão, e realmente não se pode pedir mais nada de Gossip Girl. Mas eu fico triste que na TV Jenny não tem peitões. Nah.

E Ugly Betty? Sorry Betty Suarez, mas você ficaria em 10º. Ah, e também teve Law & Order: Special Victims Unit, Betty caindo para 11º...

As 7 piores temporadas de 2008

1. 90210
Primeira Temporada
Eu nunca fui um fã de Beverly Hills 90102 mas isso não significa que eu vou deixar um spin-off horrível, terrível, memorável por ser tão ruim sem falar nada. É ruim e é isso.

2. Brazil's Next Top Model Segunda Temporada
Essa não podia faltar. A sempre carismática Fernanda Motta (super conhecida top top top model) colocou no ar uma nova temporada de Brazil's Next Top Model, que teve uma primeira temporada im-pe-cá-vel, tudo muito divertido. Tá, parei com a ironia.

3. Grey's Anatomy Quinta Temporada
Caramba. Nunca gostei de Grey's Anatomy, era tudo muito... Chatinho pra mim. Mas essa nova temporada destruiu, renovou meu conceito de como uma série pode se tornar ruim. E o spin-off Private Practice, prefiro nem falar nada...

4. Dirty Sexy Money Segunda Temporada
Eu até curtia Dirty Sexy Money na primeira temporada. Quer dizer, era tudo muito tolo, mas era divertido de ver, e os dois gêmeos com aquela garota que fazia a primeira temporada de The O.C., já valia ver. Mas na segunda temporada, tudo que era tosco se tornou insurpotável e o único motivo para ver a série era pra rir de como era ruim. Triste, com um elenco tão bom e uma premissa acima do decente.

5. Nip/Tuck Quinta Temporada
Um dos motivos que fizeram de 2008 um ano horrível na televisão foi ver uma das minhas séries favoritas, de todos os tempos, se estragando. Foi como se Nip/Tuck tivesse batido no iceberg de Los Angeles e afundado. Na quarta temporada já havia sinais de que a série ia afundar.

6. The Hills Terceira Temporada
Like, Heidi was like, totally staring at me with, like her boyfriend and, like, she came at me and, like (...) Caramba. Eu odeio Laguna Beach. Odeio The Real Housewives of Orange County. Mas sempre achei The Hills, de um jeito bem trash e irritante, divertido. E acabou se tornando uma droga. Mas nessa nova temporada, nem precisei ir pra rehab para me curar do vício: a série me curou. Muito irritante, muito ruim. Nãao, não pode ter tanto sucesso assim. Shit.

7. Project Runway Quinta Temporada
A quarta temporada de Project Runway foi muito, muito ruim. Muito chatinha, e Project Runway sempre esteve nos programas que eu mais ficava ansioso por ver. E a quarta temporada destruiu isso. Mas a quinta foi o funeral, e o enterro naquelas gavetas em um cemitério popular brasileiro. E o que era aquela Kenley? E aquele Suede? Pelo menos tinha a LeAnne, curti o visual nerd e aquele jeito dela vegetariana-saudável-nerd-inocente-mas-sou-boa-de-cama. Vem aí uma sexta temporada, make it work guys!

Apostas para 2009

Hmmm. Nem quero fazer muitas apostas, 2008 foi MUITO fraco. Mas tem séries que prometem muito em 2009, como a da criadora da indie-punk Juno, Diablo Cody. Aê vai:

Apostas para Séries Novas

The United States of Tara
- caramba, tem a Toni Colette, a Diablo Cody e o Spielberg. E ainda por cima é produzida pelo Showtime! O piloto foi perfeito. Maestral caras, maestral.
Trust Me - meio fraco a premissa, mas e daí? Tem o Will de Will & Grace, isso já basta para ser bem antecipada por mim.
13 - The Fear Is Real - tá, vai, é do CW. não deve ser tão boa. mas tô ansioso porque séries de terror tá em falta na televisão.
Aline - aê, força para a televisão brasileira! não, mas se Aline ir pra grade da Globo no outono, e manter o estilo do piloto, pode entrar pro grupo seleto de séries brasileiras que são verdadeiramente boas - que é composto principalmente por séries do HBO.
e tem também Lie To Me, Cupid, e a já modinha Dollhouse

Apostas para Novas Temporadas

Old Christine
, continue boa, pooor favor. Ah, e CBS, renove a série.
True Blood, go Alan Ball!
Survivor: Tocantins, Survivor no Brasil, e já morreu um cara da produção, vai ser bom.
Skins e sua nova geração. sem Maxxie? sem Tony? sem o oh lovely da Cass? shit.

Resoluções...

Vou tentar assistir mais séries policias. Não é que eu não goste delas, eu não perdia um episódio de Close To Home em 2007 por exemplo. E claro, para mim a melhor coisa da televisão é a série policial-sobrenatural Arquivo-X. Alguma sugestão de série policial boa para mim? E não me venham com CSI.

Menos preconceito contra as séries do The CW e da Fox. Sempre tive um favoritismo pelas séries da CBS e da ABC (a NBC também, mas as duas primeiras tem realmente meu favoritismo) e acabo ignorando séries que venham dos dois primeiros canais. Primeiro porque o The CW transmite (e transmitiu) muita coisa ruim (Smallville após a terceira temporada acabou para mim, e Stylista? Somebody saaave me...) e poucas séries da Fox me empolgaram (eu sei que Arquivo-X e
vieram de lá). Acho que é um preconceito natural, mas em 2009 pretendo melhorar isso. Até porque tem muita coisa boa nesses canais, como Gossip Girl e American Dad!.

Dar menos atenção a séries 'mulherzinha' e as 'teens'. Sempre fui muito viciado nesse tipo de série (Dawson's Creek, Desperate Housewives, Gossip Girl, e na minha época decadente, The O.C.) e pretendo em 2009 continuar acompanhando essas séries (como não vou acompanhar DH e GG? Ou Ugly Betty?) mas assitir outras séries também. Essa coisa de ser viciado em algumas séries acaba fazendo com que eu esqueça de ver outras novas. Nem vi Gary Unmarried ainda por exemplo.

Comprar bilhões de DVDs de séries. Não sou um trabalhador assalariado, mas pretendo comprar um monte de séries nesse primeiro semestre, como a de Weeds, Twin Peaks (quero essa série a tempos), M*A*S*H, Nip/Tuck... Entre várias outras.

Meio fraco essas resoluções, eu achei. Mas 2009 já entrou com o piloto de United States of Tara, não tem como ser ruim. Só se, com a crise, as emissoras americanas cortarem um monte de séries e colocarem game-shows toscos, como Who Wants to Win a Million Dollars?
ou True Beauty. Como diria Summer, EWWWW. Meio triste fazer referências a The O.C., que decadência.

Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentários:

Blogger Mauro César disse...

Gostei bastante da resolução.
Acho Old Christine uma das melhores comédias da tv! A terceira temporada foi excelente, a quarta é boa também.
Não gostei da 4º temporada de Weeds... Achei boa, mais ruinzinha comparada a outras temporadas da série.
Desperate é minha série preferida de todas! E eu estou achando essa temporada muito fraca. Essa temporada ta mediana.

15 de janeiro de 2009 às 18:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial